19 de maio – Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal

Mais de 10 milhões de pessoas no mundo vivem com doença de Crohn ou colite ulcerativa. O Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (DII), 19 de maio, é a data escolhida para promover a conscientização sobre essas doenças digestivas debilitantes.

A Doença de Crohn afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal. Habitualmente causa diarreia, cólica abdominal, às vezes febre e sangramento retal. Também pode ocorrer perda de apetite e de peso subsequente. A doença de Crohn é crônica. Ainda não foi identificada sua causa. Os medicamentos disponíveis atualmente reduzem a inflamação e habitualmente controlam os sintomas, mas não curam a doença.

A colite ulcerativa é uma doença inflamatória do cólon, intestino grosso, que se caracteriza por inflamação e ulceração da camada mais superficial do cólon. Os sintomas incluem caracteristicamente diarreia muito frequente com sangramento retal e às vezes dor abdominal.

A colite ulcerativa difere da Doença de Crohn porque afeta apenas o cólon. A inflamação é máxima no reto e estende-se até o cólon de modo contínuo, sem nenhuma área de intestino normal poupada. A Doença de Crohn pode afetar qualquer área do trato gastrointestinal, incluindo o intestino delgado, e pode haver áreas de intestino normal entre as áreas de intestino doente, as chamadas áreas “poupadas”.

Importante alertar que tendo qualquer um dos sintomas, é preciso procurar um médico para fazer o diagnóstico. Identificadas precocemente essas doenças podem garantir qualidade de vida aos pacientes mesmo não tendo cura devido à grande evolução da indústria farmacêutica.

Fonte: https://abcd.org.br/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading...
%d blogueiros gostam disto: