O Dia Estadual de Sensibilização e de Orientação sobre Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) no Estado, proposição nº138/18, de autoria da Deputada Fernanda Pessoa (PSDB) foi aprovado, nesta quinta-feira (19\10) no plenário da Assembleia Legislativa do Ceará.
O Dia Estadual de Sensibilização e de Orientação sobre Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) no Estado, proposição nºI38/ J8, de autoria da Deputada Fernanda Pessoa (PSOB) foi aprovado, nesta quinta-feira (19\10) no plenário da Assembleia Legislativa do Ceará. A data deve ser celebrada no dia 10 de Maio de cada ano. ” Queremos, com esta data, chamar a atenção da sociedade sobre esta doença que tem difícil diagnóstico” disse Fernanda Pessoa. A parlamentar é autora também doprojeto 50\2017 que sugere a Criação do “l Centro Especializado em Atendimento a PacientesPortadores de Lúpus e Artrite Reumatoide”. O prjeto foi aprovado e recebeu parecer favorável no dia 23 de novembro de 2 017, pela Assembleia Legislativa do Ceará. Para ser executado precisa da aprovação do governo do estado.
O Brasil, segundo informaçôes da Sociedade Brasileira de Reumatologia, não há exatidão de números, mas as estimativas indicam a existência de cerca de 65.000 pessoas com lúpus. Mais comum no sexo feminino, acredita-se que a doença atinja uma a cada 1.700 mulheres no Brasil.
Fonte: Diário do Nordeste