Se você chegasse em uma farmácia de alto custo há 20 anos atrás procurando um tratamento para ter qualidade de vida convivendo com a artrite reumatoide, as opções seriam mínimas. Se você comparar com os dias atuais, quase não haviam opções e os que tinham disponíveis causavam muitas vezes um considerável desconforto e efeitos colaterais desagradáveis. O Brasil é um dos países que tem a maior variedade de medicamentos disponibilizados de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde – SUS.
Com o avanço da medicina para trazer qualidade de vida e minimizar as sequelas da artrite reumatoide, surgiram os medicamentos biológicos. Os biológicos são produzidos a partir da purificação de fluidos biológicos e/ou tecidos de origem animal, ou por processos biotecnológicos onde células vivas mantidas em laboratório atuam como fábricas em linha de produção.
Quando você tem artrite reumatoide, o sistema imunológico, que normalmente combate infecções, passa a atacar os tecidos de suas articulações, tornando-os inflamados. Essa inflamação deixa as articulações quentes, inchadas, rígidas e doloridas. As pequenas articulações das suas mãos e pés geralmente são afetadas primeiro. Se a inflamação permanecer sem tratamento, pode levar a danos nas articulações.
O tratamento não é como uma receita de bolo, para cada paciente funciona de uma maneira e o tratamento que serve para uma determinada pessoa, pode não ser tão eficaz para outra. Por isso é tão importante e necessário essa variedade de tratamentos seja ele químico ou biotecnológico. Procure o médico reumatologista logo nos primeiros sintomas.
Texto: Dayane Ferreira