Espondilo o quê?

É bem assim que as pessoas reagem ao termo espondiloartrite quando se fala no assunto. Além da pronuncia difícil, a doença também pode ser difícil de lidar se não houver informação adequada. A espondiloartrite, antes conhecida como espondilite anquilosante, é um tipo de artrite, autoimune inflamatória crônica, que afeta os tecidos conjuntivos, especialmente as articulações da coluna, causando rigidez e dor nas costas. A doença também pode afetar os quadris, joelhos, ombros e outras regiões.
Mas calma que apesar de não ter cura, tem tratamento, e com acompanhamento profissional é possível ter qualidade de vida e conviver com a doença, que atinge em grande maioria mais homens do que mulheres e costuma aparecer no início da idade adulta.
A Espondiloartrite foi descoberta por Galeno no segundo século (d.C.), e inicialmente classificada como uma doença diferente da artrite reumatoide. No entanto, anos depois, foram observadas algumas evidências esqueléticas da doença como ossificação das articulações, êntese, envolvendo primariamente o esqueleto axial, no esqueleto de um homem, com mais de 5000 anos, encontrado em escavações arqueológicas egípcias. O anatomista e cirurgião Realdo Colombo descreveu o que pode ter sido um caso de espondilite anquilosante em 1559.
O primeiro sintoma são as dores na coluna, especialmente na região lombar, podendo irradiar para as pernas. Normalmente, essa dor costuma persistir por mais de três meses, abranda com o movimento e aumenta com o repouso. A maioria das pessoas percebem os primeiros sinais e sintomas da doença entre o final da adolescência até os 30 anos, no entanto a espondilite anquilosante pode iniciar em qualquer idade.
O disgnóstico precoce salva a sua qualidade de vida! Se você se identificou com alguns dos sintomas mencionados aqui, fique atento, não perca tempo e busque um profissional da reumatologia para investigar se é espondiloartrite, tenha o apoio também de grupos de pacientes da sua cidade, com certeza você não ficará desamparado(a) ao buscar ajuda especializada.
 
No Estado do Ceará a população pode contar com o GARCE – Grupo de Apoio aos Pacientes do Ceará, a Instituição possui 18 anos de fundação e tem a missão de apoiar os pacientes de doenças reumáticas, crônicas e raras na adesão ao tratamento e a descobrirem opções de enfrentamento da doença através da informação, educação continuada, motivação, apoio psicológico e resgate da autonomia. Entre em contato Fone/Fax: (85) 3037.7595 / (85) 99989-7121. E-mail: garce.ceara@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s