Nem sempre é sobre articulação – Doença de Crohn

Quando falamos em reumatismo sempre vem a imagem de dor articular, limitação motora, entres outros. Porém reumatismo não é só inflamação articular. O termo reumatismo é dado a um conjunto de doenças reumáticas e entre elas encontramos doenças que além de atingir as articulações, muitas vezes possuem outros sintomas maiores e mais característicos que a dor articular.

Um grande exemplo é a doença de crohn, que é uma doença reumática mas sua principal característica é o acometimento do trato gastrointestinal causando inflamações e em casos mais graves a necessidade de intervenção cirúrgica para o controle da doença.

O diagnóstico é realizado através de exames específicos que deve ser solicitado por um especialista a partir do momento que o paciente apresenta alguns desses sintomas:

  • Diarréia
  • Sangramento retal
  • Dor abdominal
  • Fadiga
  • Perda de peso

Causas mais comuns para o desenvolvimento da doença de crohn incluem a predisposição genética, resposta do sistema imunológico e gatilhos ambientais — como fumar, estresse, episódios depressivos e uso de medicamentos.

O tratamento deve ser realizado com prescrição médica, pois a doença pode causar complicações mais graves como fístulas anais, osteoporose, anemia, pedra nos rins, desnutrição e doenças renais.

O diagnóstico precoce salva a sua qualidade de vida! Se você se identificou com alguns dos sintomas mencionados aqui, fique atento, não perca tempo e busque um profissional da reumatologia para investigar se é doença de crohn, tenha o apoio também de grupos de pacientes da sua cidade, com certeza você não ficará desamparado(a) ao buscar ajuda especializada.

No Estado do Ceará a população pode contar com o GARCE – Grupo de Apoio aos Pacientes do Ceará, a Instituição possui 18 anos de fundação e tem a missão de apoiar os pacientes de doenças reumáticas, crônicas e raras na adesão ao tratamento e a descobrirem opções de enfrentamento da doença através da informação, educação continuada, motivação, apoio psicológico e resgate da autonomia. Entre em contato Fone/Fax: (85) 3037.7595 / (85) 99989-7121. E-mail: garce.ceara@gmail.com

Texto: Dayane Ferreira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s