FÓRUM DE LÍDERES DA REDE NORDESTE DE ASSOCIAÇÕES DE PACIENTES REUMÁTICOS 2022

O GARCE – Grupo de Apoio aos Pacientes Reumáticos do Ceará, realizou no dia 19 de agosto de 2022 o Fórum de Líderes da Rede Nordeste de Associações de Pacientes Reumáticos em Fortaleza-CE. A Rede Nordeste de Associação de Pacientes Reumáticos composta por 11 associações é um projeto idealizado, administrado e com mentoria do Grupo GARCE e trata-se de uma rede não governamental, não lucrativa formada por organizações de apoio a pacientes reumáticos que compartilham missões e valores semelhantes e lutam por qualidade de vida, controle social e políticas públicas para os pacientes reumáticos da região nordeste do Brasil. A rede nordeste através da mentoria do GARCE promove o compartilhamento das melhores práticas de gestão em empreendedorismo social e advocacy em saúde com foco no apoio ao paciente.

Com uma programação rica em informações, o Fórum teve o objetivo auxiliar as associações de pacientes membros da Rede Nordeste a alcançar conhecimentos de gestão institucional, linha de cuidado em Reumatologia, advocacy, liderança e buscar cuidados de saúde acessíveis e seguros a nível municipal e estadual.
Participaram do fórum palestrantes, convidados, gestores institucionais e líderes das seguintes associações de pacientes do Nordeste: Abrace-BA, Amese-PI, Apales-RN, Garpe-PE, Gruparsa-BA, Associação do Vale do São Francisco-PE, Garpb-PB, Instituto Fibra do Cariri-CE, Garce-CE.
Foram abordados os seguintes temas:

*Reumatologia no presente e futuro
*Linha de cuidado em reumatologia, sua importância e finalidade
*O papel das secretarias estaduais de saúde na disponibilização de medicamentos para pacientes reumáticos da rede sus
*Advocacy em políticas públicas de saúde
*Apresentação de case de sucesso – programa de navegação de pacientes como agente transformador no acesso ao tratamento de mulheres com câncer de mama
*A liderança começa por você
*Guia prático da osteoporose – tudo o que você precisa e gostaria de saber
*Institucional Celltrion Healthcare e programa Celltrion com você
*Métricas Basdai – instrumentos de avaliação na espondilite anquilosante
*Código de conduta da Interfarma – você conhece?

O evento contou com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Sociedade Cearense de Reumatologia, Sociedade Brasileira de Reumatologia, Colabore com o futuro, Psicoarte Garce
GSK, Novartis, Amgen, Celltrion.

Deixe uma resposta