A Conitec abre Consulta Pública nº 63/2022 para atualização do PCDT de Osteoporose

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde abriu Consulta Pública para avaliar a at,ualização do Protocolo Clínico de Diretrizes e Tratamento da Osteoporose no Brasil e você, familiares, amigos, profissionais de saúde e toda sociedade civil podem responder à consulta pública dando a sua opinião e assim ajudando para que os pacientes com indicação possam ter opções de tratamentos dispensados pelo SUS evitando a judicialização para obtê-los.

🔹A Comissão recebe contribuições da sociedade para a consulta pública de Osteoporose até o dia 10 de outubro.

🔴 Para participar clique no link

https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-conitec-sctie-n-63-2022-pcdt?fbclid=IwAR1ByzC-7PHvsRZ_KtuoYlbqKUgM9mTUMBdSMOTgNyYGGnNXpYcbikR17ms

🔹A Osteoporose é uma doença caracterizada por diminuição da massa óssea e deterioração do tecido ósseo com consequente aumento de fraturas, principalmente para a população acima de 50 anos. Mundialmente, uma em cada três mulheres e um em cada três homens nessa faixa etária irão ter algum tipo de fratura osteoporótica.

🔹A proposta de atualização do PCDT da Osteoporose é uma demanda da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos. Na documentação já estão previstas mudanças como a introdução da Portaria SCTIE/MS nº 61, de 19 de julho de 2022, que incorporou o ácido zoledrônico para pacientes com osteoporose com intolerância ou dificuldades de deglutição dos bisfosfonatos orais e leva em consideração a teriparatida para pacientes com osteoporose grave e falha terapêutica (após segunda fratura).

Porém, o protocolo não incorporou denosumabe para quem tem osteoporose grave e falha terapêutica (após segunda fratura), nem o denosumabe para o tratamento de Osteoporose e doença renal crônica em estágio 4 e 5. O PCDT também exclui as apresentações injetáveis de calcitonina e o risedronato 5 mg, devido à ausência de registro sanitário, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. A Conitec divulgou um parecer preliminar favorável à atualização do Protocolo.

🔹A atualização do PCDhT de Osteoporose é importante e necessária e traz alguns avanços para o cotidiano da pessoa com osteoporose.

🔹Participe!

Deixe uma resposta