Alimentos que diminuem a eficiência do sistema imunológico

Devem ser evitados: alimentos industrializados que contêm grandes quantidades de aditivos químicos (corantes, aromatizantes, acidulantes, etc) que prejudicam o sistema imunológico e privam o organismo de vitaminas e minerais que ele precisa. Evite ao máximo alimentos ricos em gordura saturada e trans presentes em carnes gordas e produtos industrializados, pois deprimem o sistema imunológico. Além disso, procure afastar da alimentação todos os alimentos que podem fazer o sistema imunológico reduzir a sua eficiência.
Procure sempre as carnes magras, que não apresentam tanta gordura e contém ferro, mineral essencial para o combate a gripe.
Entram no grupo dos alimentos que devem ser evitados, os doces e alimentos ricos em açúcares simples, pois como a gordura também atrasam a recuperação e ainda aumentam a eliminação de minerais importantes para o organismo como o magnésio e zinco, essenciais para o sistema antioxidante, isto é, a linha de frente no combate à gripe.
Por isso, dê preferência sempre aos cereais integrais que, ao contrário dos refinados, vão dar ao organismo tudo que ele precisa nesse período como: magnésio, zinco, cálcio entre outros.
Evite também álcool, cafeína e sal que enfraquecem o sistema imunológico e vão deixar a recuperação mais lenta.
Não pode ser esquecido que o consumo de leites e derivados (queijos, requeijões, etc…) dever ser moderado, isto é, evite o consumo diário. Esse grupo de alimentos, apresenta um tipo de proteína de difícil digestão, onde o organismo não consegue digeri-la e proteína intacta no organismo é vista como algo estranho. Com isso, o sistema imunológico é ativado e a partir daí vai ser “escolhido”um órgão de choque, isto é, um lugar aonde a inflamação vai ser instalada, que na maioria das vezes é a área respiratória, resultando em quadros de rinite, sinusite, etc…
No caso da gripe, o leite e seus derivados ajudam a formar e espessar mais ainda o muco naturalmente formado pelo quadro.
Em para quem toma imunossupressores o cuidado com a alimentação deverá ser redobrado.
Vamos dar a devida atenção aos alimentos que ingerimos, afinal você é o que você come.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading...
%d blogueiros gostam disto: