Artrite Reumatoide, como a evolução do tratamento contribuiu na qualidade de vida dos pacientes

Se você chegasse em uma farmácia de alto custo há 20 anos atrás procurando um tratamento para ter qualidade de vida convivendo com a artrite reumatoide, as opções seriam mínimas. Se você comparar com os dias atuais, quase não haviam opções e os que tinham disponíveis causavam muitas vezes um considerável desconforto e efeitos colaterais desagradáveis. O Brasil é um dos países que tem a maior variedade de medicamentos disponibilizados de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

Com o avanço da medicina para trazer qualidade de vida e minimizar as sequelas da artrite reumatoide, surgiram os medicamentos biológicos. Os biológicos são produzidos a partir da purificação de fluidos biológicos e/ou tecidos de origem animal, ou por processos biotecnológicos onde células vivas mantidas em laboratório atuam como fábricas em linha de produção.

Quando você tem artrite reumatoide, o sistema imunológico, que normalmente combate infecções, passa a atacar os tecidos de suas articulações, tornando-os inflamados. Essa inflamação deixa as articulações quentes, inchadas, rígidas e doloridas. As pequenas articulações das suas mãos e pés geralmente são afetadas primeiro. Se a inflamação permanecer sem tratamento, pode levar a danos nas articulações.

O tratamento não é como uma receita de bolo, para cada paciente funciona de uma maneira e o tratamento que serve para uma determinada pessoa, pode não ser tão eficaz para outra. Por isso é tão importante e necessário essa variedade de tratamentos seja ele químico ou biotecnológico. Procure o médico reumatologista logo nos primeiros sintomas.

Texto: Dayane Ferreira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading...
%d blogueiros gostam disto: