Campanha reforça a luta contra o reumatismo

Dificuldade para movimentar as articulações ao acordar, fortes dores, vermelhidão e inchaço nas articulações, dores ao esticar os braços sobre a cabeça ou ao elevar os ombros até tocar o pescoço. Estes são alguns dos sintomas do reumatismo, um mal que atinge cerca de 15 milhões de brasileiros (contra 12 milhões em 2012) de todas as idades (inclusive crianças), com maior incidência em mulheres na faixa de 30 a 40 anos e idosos acima de 60 anos, segundo dados do Ministério da Saúde.

Com o avanço da doença foi escolhido o 30 de Outubro como Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo, o objetivo é conscientizar a população e sensibilizar o setor público sobre a importância da implantação programas de atendimento à doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia existem cerca de 130 tipos de doenças reumáticas como artrose, tendinite, bursite, lombalgia, gota, fibromialgia, artrite reumatoide. A osteoartrose, conhecida como “bico de papagaio”, é uma das mais comuns e atinge 60% da população.

As doenças reumáticas atacam ossos, articulações (“juntas”), cartilagens, músculos, fáscias, tendões e ligamentos, podendo também comprometer órgãos do corpo humano, como rins, o coração, pulmões e o intestino, assim como a pele.

Fonte: https://www.odebate.com.br/saude-beleza/campanha-reforca-a-luta-contra-o-reumatismo-26-10-2018.html

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading...
%d blogueiros gostam disto: