Como evitar ou tratar osteoporose, osteoartrite e hérnia de disco

Baixa densidade óssea e fragilidade do esqueleto, com maior risco de fraturas. Estes são os sinais da osteoporose, doença que afeta 10 milhões de brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso). Alguns fatores que ocasionam a osteoporose poderiam ser evitados, como o consumo excessivo de café, fumo, bebidas alcoólicas, sedentarismo, níveis hormonais e baixa ingestão de cálcio e vitamina D, observa Sandra Hiroko Watanabe, chefe do setor de reumatologia do Hospital Santa Cruz, em São Paulo, que faz parte da rede da Central Nacional Unimed.

Sandra contou que, além do fator genético, sexo feminino, idade avançada, etnia branca e oriental, aspectos não modificáveis, há ainda a osteoporose secundária a doenças renais, hepáticas, endócrinas, hematológicas e por uso de medicamentos, como corticoides.

Além da osteoporose, a osteoartrite (degeneração e desgaste da cartilagem) ameaça principalmente as mulheres acima de 50 anos. Palmilhas, órteses (talas para os dedos das mãos) e bengalas são indicadas neste caso, bem como fisioterapia e exercícios rotineiros de fortalecimento e alongamento muscular.

A hérnia de disco, por sua vez, é a ruptura do anel do disco intervertebral, cuja função é amortecer o impacto entre as vértebras. As regiões mais atingidas são a cervical e a lombar, o que pode provocar dores e até o ‘travamento’. Além dos medicamentos prescritos pelo médico especialista, Sandra recomenda exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, assim como seguir orientações posturais e ergonômicas.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading...
%d blogueiros gostam disto: