Como saber se eu tenho artrite reumatoide?

Hoje é o Dia de Conscientização da Artrite Reumatoide. É uma doença reumática que vem se popularizando ao longo dos anos devido ao grande crescimento de pessoas diagnosticadas. Ao contrario de algumas doenças auto imunes, a artrite reumatoide não é uma doença silenciosa e não passa despercebida por quem é acometida pois os sintomas comuns são rigidez articular ao acordar, dor constante, limitação de movimentos, inchaço articular e edemas. Geralmente a doença se apresenta em diversas articulações, porém há casos em que ela se manifesta em uma ou dias articulações e vai evoluindo, neste caso pode ocorrer da pessoa identificar a dor como dor mecânica ocasionada pela rotina do dia a dia.

Portanto é importante a conscientização pois a sociedade consegue identificar com mais facilidade se está desenvolvendo uma doença reumática ou não. Outro ponto importante é a informação de que a dor reumática não tem idade, não é uma doença exclusiva da terceira idade, podendo manifestar-se a partir dos 06 meses de idade.

Se você se identificou com alguns dos sintomas mencionados aqui, fique atento, não perca tempo e busque um profissional da reumatologia para investigar se é artrite reumatoide, tenha o apoio também de grupos de pacientes da sua cidade, com certeza você não ficará desamparado(a) ao buscar ajuda especializada.

No Estado do Ceará a população pode contar com o GARCE – Grupo de Apoio aos Pacientes do Ceará, a Instituição possui 18 anos de fundação e tem a missão de apoiar os pacientes de doenças reumáticas, crônicas e raras na adesão ao tratamento e a descobrirem opções de enfrentamento da doença através da informação, educação continuada, motivação, apoio psicológico e resgate da autonomia. Entre em contato Fone/Fax: (85) 3241-2428 / (85) 99989-7121. E-mail: garce.ceara@gmail.com

Texto: Dayane Ferreira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading...
%d blogueiros gostam disto: