Como uma doença que pode causar tantas alterações ainda passa despercebido pelas pessoas?

Quando o revestimento dos neurônios (mielina) sofre o ataque por células do sistema imunológico podem ocorrer desequilíbrio, alterações na bexiga e no intestino, tremor, espasmos, alterações da fala, alterações cognitivas, alterações da sensibilidade, dor, problemas visuais, fraqueza muscular, intolerância ao calor e fadiga que são os principais sintomas e sequelas da esclerose múltipla.  Os impulsos elétricos sofrem interrupções do seu fluxo normal, essa reação causa uma desordem no funcionamento de sistemas do nosso corpo.

A causa da esclerose múltipla é desconhecida, mas a explicação provável é que as pessoas são expostas no início da vida a um vírus (possivelmente um herpesvírus ou retrovírus) ou a alguma substância desconhecida que, de alguma maneira, aciona o sistema imunológico para atacar os tecidos do próprio corpo, o que chamamos de reação autoimune.

Devidos aos sintomas variarem muito, é possível que o médico não reconheça a doença na sua fase inicial. Por isso as pessoas devem descrever claramente ao seu médico todos os sintomas que apresentaram, particularmente se os sintomas não estiverem presentes no momento da consulta.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading...
%d blogueiros gostam disto: