CONITEC abre Consulta Pública sobre a incorporação de secuquinumabe no SUS em 1ª etapa de tratamento biológico para Artrite Psoriásica (AP)

No dia 29 de agosto de 2019, a CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia) deu parecer preliminar favorável à incorporação de Secuquinumabe 150mg para o tratamento da Artrite Psoriásica ativa em pacientes adultos na primeira etapa de terapia biológica no Sistema Únicode Saúde (SUS).

O GARCE acredita que essa é uma grande conquista para médicos e pacientes, que desde o início do tratamento poderão ter mais autonomia para escolha do medicamento mais adequado. Evidências da literatura demonstram que secuquinumabe proporciona eficácia semelhante aos anti-TNF no tratamento da AP, em pacientes com ou sem uso prévio de anti-TNFs. Além disso, a ampliação do uso de secuquinumabe para pacientes na primeira etapa de terapia biológica da AP tem potencial de gerar economia para o SUS.

Embora esta recomendação seja um grande avanço para o tratamento da AP no SUS, ressaltamos que conforme bula, a dose inicial recomendada para pacientes com AP cuja psoríase é moderada a grave deve ser de 300 mg.

Nesse contexto, é importante o posicionamento de todos para que a dosagem adequada para estes pacientes (300mg) esteja também disponível na primeira etapa de terapia biológica no SUS. A empresa responsável pelo medicamento disponibiliza um programa de apoio aos pacientes com prescrição da medicação, atualmente com uma base de mais de 5 mil pacientes utilizando Secuquinumabe no Brasil, por meio do programa Bem Estar.

O Ministério da Saúde quer ouvir a opinião da população brasileira por meio da Consulta Pública de No 53 para incorporação de Secuquinumabe para o tratamento da Artrite Psoriásica ativa em pacientes adultos na primeira etapa de terapia biológica, que está aberta no período de 30 de agosto até dia 18 de setembro de 2019.

No caso de interesse ao tema, as contribuições podem ser feitas no site http://conitec.gov.br/consultas-publicas da seguinte forma:

1. Acessar o site da CONITEC (http://conitec.gov.br/consultas-publicas);
2. Localizar a Consulta Pública No 53 “Secuquinumabe para o tratamento da Artrite Psoriásica ativa
em pacientes adultos na primeira etapa de terapia biológica”;
3. No campo contribuição, clicar em experiência ou opinião;
4. Dar a contribuição no campo 6;
5. Comentar a razão no campo 7;
6. Você pode especificar sua experiência com o tratamento nos campos seguintes e
7. Clicar em Gravar no rodapé da página e aguardar a tela de confirmação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading...
%d blogueiros gostam disto: