Consulta pública para incorporação do Micofenolato de mofetila e micofenolato de sódio para nefrite lúpica [Participe]

A CONITEC abriu no dia 26 de setembro de 2017 a consulta pública nº 50/2017 que tem por objetivo incorporar e fornecer no SUS o Micofenolato de mofetila. A CONITEC informou que recomenda preliminarmente a incorporação no SUS do Micofenolato de mofetila e micofenolato de sódio para nefrite lúpica.
A CONITEC analisou estudos que compararam o micofenolato de mofetila e o micofenolato de sódio com a ciclofosfamida e a azatioprina, medicamentos já utilizados em pacientes com LES e com manifestação de nefrite lúpica. Os estudos avaliados mostraram que os ácidos micofenólicos apresentaram o mesmo benefício que a ciclofosfamida na terapia de indução (1ª etapa de tratamento) no tratamento da nefrite lúpica e que o micofenolato de mofetila apresentou benefício superior em relação à azatioprina na terapia de manutenção no tratamento da nefrite lúpica.
Também estão disponíveis estudos de longo prazo (10 anos), mostrando que tanto o micofenolato de mofetila quanto o micofenolato de sódio foram eficazes e seguros (baixa ocorrência de efeitos indesejáveis) na redução do risco de evolução para doença renal grave em pacientes com LES. Apesar dos estudos apresentarem algumas limitações, a possibilidade de se medir o benefício dos tratamentos por meio de exames laboratoriais que avaliam a atividade renal diminui a incerteza dos resultados.
Em relação aos custos dos tratamentos, verificou-se que, comparativamente, o micofenolato de mofetila apresentou custo bastante inferior ao micofenolato de sódio, o que o torna uma opção mais vantajosa para a incorporação, já que os estudos demonstraram que esses dois ácidos micofenólicos apresentam benefício e segurança semelhantes.
A CONITEC abriu a consulta pública e adiantou seu parecer positivo, ou seja, concorda com essa incorporação, por isso, [pacientes] precisamos participar e enviar a nossa contribuição para reforçar essa decisão.
Faça sua contribuição, participe, preencha o formulário e expresse sua experiência e opinião sobre o tratamento. Participando você estará contribuindo para que ele seja fornecido para as pessoas que necessitarem.
Quem pode contribuir?
Pacientes, amigos e familiares, profissionais da saúde, associações de pacientes e toda sociedade civil.
Existem duas formas de contribuir:

► Experiência ou opinião: “evidência do paciente” – “como paciente, familiar ou sociedade civil”, contando a sua  Experiência ou opinião, nesse tipo de contribuição você pode compartilhar sua experiência com o uso do Micofenolato de mofetila e convivência com a doença. Caso não seja usuário do Micofenolato de mofetila ainda assim você pode contribuir, falando sobre a sua experiência de vida com a doença e as razões que te fazem acreditar na importância do Micofenolato de mofetila. ara participar preencha o formulário “experiência ou opinião”, disponível no link: https://goo.gl/So4ae8
 Contribuição técnica-científicaevidência científica – Contribuindo com análise médica da consulta pública, enviando documentos e artigos científicos que provem a eficácia, segurança e custo-efetividade do Micofenolato de mofetila com base em evidências científicas, este tipo de contribuição é voltada para associação de pacientes através do conselho cientifico, médicos e profissionais da saúde. Para participar preencha o relatório técnico, disponível no link: https://goo.gl/Es9YSC

Não perca tempo! O prazo para contribuir é até o dia 17 de outubro de 2017.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading...
%d blogueiros gostam disto: