Dor nas costas e pescoço são as principais queixas dos brasileiros. Saiba onde tratar
Boa parte dos brasileiros está em falta com as consultas, exames e tratamentos. O diagnóstico da última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) indica que 28,8% dos entrevistados não foi ao médico nenhuma vez no período de um ano.
A segunda queixa mais registrada nesta Pesquisa do IBGE, e que impediu as pessoas de realizarem suas atividades habituais, foram dores nas costas, problemas no pescoço ou na nuca (10,5%). No terceiro lugar da lista, estão as dores nos braços ou nas mãos e as doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho, conhecidas como DORT (5,5%).
Uma das prioridades do Serviço Social do Comércio (Sesc) é que os trabalhadores possam prevenir doenças e realizar tratamentos individualizados, por isso oferece serviços de saúde multiprofissionais e odontológicos em suas clínicas de saúde. As consultas são ofertadas a preços acessíveis, o que facilita o atendimento por profissionais especializados e com equipamentos de qualidade.
As dores mais comuns dos brasileiros
Em sua rotina de trabalho, a contadora Luzilva Souza de Oliveira passa oito horas por dia sentada diante do computador. Os movimentos repetitivos causaram dores nos braços, que evoluíram para tendinite e inflamação nos nervos das mãos.
Após a cirurgia de túnel do carpo, Luzilva realizou sessões de fisioterapia para reabilitação no Núcleo Sesc Saúde, localizado na Unidade Fortaleza. O tratamento permitiu que ela recuperasse os movimentos e aliviou a dor na articulação. Agora ela está tratando as dores que sente na região cervical.
As doenças osteomusculares são comuns entre os trabalhadores e precisam ser tratadas por profissionais especializados. Nas Clínicas do Sesc, há opções de fisioterapia, RPG (Reeducação Postural Global), hidroterapia, pilates, acupuntura, entre outras. “Excelente atendimento, com as sessões de fisioterapia automaticamente melhorei”, avalia a contadora.
E os cuidados com os dentes?
Durante um ano, o percentual de brasileiros que frequentou o consultório do dentista foi de apenas 44,4%. No Nordeste, o número é ainda menor: 37,5%. Em todo o País, a maioria das pessoas que buscaram os tratamentos dentários recorreram a clínicas privadas, o que corresponde a 74,3% dos atendimentos.
Nas Clínicas Odontológicas do Sesc, cirurgiões-dentistas atendem nos três turnos durante a semana e no sábado pela manhã, realizando restaurações, tratamento de canal, extrações, Raio X,aplicação de flúor, limpeza dentária, entre outros. Além destes procedimentos, realizam também palestras sobre higiene bucal e importância da saúde.
O Cartão Sesc possibilita atendimento em todos os serviços das clínicas do Sesc, tanto em Fortaleza como nas unidades do interior do Estado. Acessível tanto para trabalhadores e empresários do comércio, quanto para pessoas que não exercem atividade empresarial, o cartão beneficia todos os familiares. Saiba como fazer o seu:http://www.sesc-ce.com.br/servicos/faca-seu-cartao-sesc/como-fazer-o-cartao-sesc/
Núcleo Sesc Saúde | Unidade Fortaleza
Endereço: Rua Clarindo de Queiroz, 1740
Horário de atendimento: 7h às 21h
Informações: (85) 3464.9303
Núcleo Sesc Saúde – Juazeiro do Norte
Endereço: Rua da Matriz, 277
Horário de atendimento: 8h às 20h
Informações: (88) 3512.3355
Odontoclínica Sesc | Unidade CRATO
Endereço: Rua Andre Cartaxo, 443
Horário de atendimento: 7h às 21h
Informações: (88) 3586.9167
Odontoclínica Sesc | Unidade Centro
Endereço: Av 24 de Maio, 692
Horário de atendimento: Segunda a Sexta de 7h às 21h; Sábado de 9h às 12h
Informações: (85) 0800 275 5250; 3462 6350