Exames gratuitos para mulheres no Centro de Pacatuba

As moradoras de Pacatuba que não fizeram o check-up ginecológico ainda têm a oportunidade de fazê-lo. A partir de terça, dia 24, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher se desloca para o Centro da cidade e ficará até o dia 6 de setembro.

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta, das 8h às 17h. São oferecidos exames de mamografia de alta resolução e exame citológico. Nas ações de educação em saúde, o Sesc fornece orientações de prevenção ao câncer de mama e colo do útero, orientações sobre saúde sexual e saúde reprodutiva e encaminhamento para serviços especializados.

Desde que inaugurada em Pacatuba, a Unidade já atendeu mais de 700 mulheres. Dentre os exames, já foram realizadas 680 mamografias e 780 exames clínicos das mamas e prevenção. Agora no Centro da cidade, espera-se que os atendimentos estejam ainda mais acessíveis. A expectativa é realizar 1.800 exames citológicos, 1.800 mamografias e 5.000 atendimentos nas ações de educação em saúde.

Como funciona?

Os exames gratuitos são agendados pelos postos de saúde municipais, que encaminham as pacientes para a Unidade Móvel. Mulheres de 50 a 69 assintomáticas (sem sinais e , que não tenham sintomas, podem realizar a mamografia, assim como mulheres acima de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama.

Já o Papanicolau é indicado para mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, que têm ou tiveram atividades sexuais. Todos os exames são encaminhados para análise e laudo no Hospital de Câncer de Barretos (HCB-SP) e Instituto do Câncer do Ceará (ICC), referência nacional e regional na área.

Em caso de alterações nos exames, as mulheres serão encaminhadas para instituições de saúde através do sistema de regulação do SUS, e as suspeitas de diagnósticos mais evidentes serão encaminhadas pelo município para os Centros de Alta Complexidade em Oncologia, que dará seguimento ao tratamento adequado, de forma gratuita.

Fonte: https://g1.globo.com/ce/ceara/especial-publicitario/sistema-fecomercio/radar-do-comercio/noticia/2018/07/24/exames-gratuitos-para-mulheres-no-centro-de-pacatuba.ghtml

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading...
%d blogueiros gostam disto: