Jornada científica debate perfil da saúde mental no Ceará e no Brasil

 


Nesta quinta-feira (1º), foi dado início à VI Jornada Científica do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, unidade de saúde da rede pública do Governo do Ceará. A jornada ocorre até esta sexta-feira no auditório Gilson Holanda, do Hospital de Saúde Mental (HSM). A abertura do encontro científico teve a participação do superintendente da Rede de Unidades da Secretaria da Saúde do Estado, Pedro Leão, além de estudantes, profissionais e gestores de saúde. “Anualmente, a gente realiza essa jornada. A intenção é propiciar um espaço de debate, de reflexão, com a comunidade que faz parte não só da rede de saúde mental, mas da rede de saúde com um todo”, disse a diretora geral do HSM, Magaly Mendes.

 

 
Com o tema “HSM: caminhos para um novo perfil”, a VI Jornada Científica tem o objetivo de debater as políticas públicas da Saúde Mental e estratégias de melhorias e qualificação da assistência e do atendimento do Hospital de Saúde Mental Professor Forta Pinto. “A temática deste evento é refletir sobre a possibilidade da renovação do perfil de saúde mental no hospital”, declarou Magaly Mendes, ressaltando que o HSM é um hospital que acompanha as diretrizes do Ministério da Saúde e da Lei da Reforma Psiquiátrica (10.216/01). “Todo o esforço dos que fazem parte do Hospital de Saúde Mental é no sentido de aperfeiçoar e de estar em conformidade com as melhores práticas de assistência, uma assistência de qualidade”, concluiu.
Palestras e mesas redondas fazem parte da programação. Estão sendo debatidos assuntos como o novo perfil da internação psiquiátrica; a perspectiva clínica e educacional da terapia ocupacional; residência multiprofissional de saúde mental em hospital geral; a terapia ocupacional e o tratamento do dependente químico através do trabalho; ensino e pesquisa; Programa de Assistência Domiciliar; rede de assistência psicossocial; intervenções nutricionais no transtorno do espectro autista; processos e fluxos; gerenciamento de indicadores, entre outros.

 

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading...
%d blogueiros gostam disto: