LINHA DE CUIDADO EM REUMATOLOGIA NO CEARÁ – LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO E OSTEOPOROSE – PROTOCOLO DE OSTEOPOROSE ATUALIZADO E DAS MEDICAÇÕES JUDICIALIZADAS UTILIZADAS NO TRATAMENTO DO LÚPUS

A Sociedade Cearense de Reumatologia-SCR, cumprindo seu papel de excelência científica, atualizou protocolos, entre eles o de Osteoporose e de LES com as novas diretrizes e drogas a serem utilizadas de acordo com as orientações EULAR/ACR. O documento foi entregue a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará-SESA no dia 22 de julho de 2020 pela Dra. Niedja Bezerra Frota, atual presidente da Sociedade Cearense de Reumatologia.
 
Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma das mais comuns doenças autoimunes, frequentemente associada com grande morbidade e com risco cinco vezes maior de mortalidade comparado a população geral.
 
Com relação ao tratamento medicamentoso, os corticosteroides, antimaláricos, imunossupressores e agentes biológicos são os grupos mais usados no controle da doença. Dentre os disponibilizados pelo SUS, citamos a prednisona e metilprednisolona, cloroquina (difosfato de cloroquina e hidroxicloroquina) e imunossupressores (azatioprina, ciclofosfamida, metotrexato, talidomida, danazol, ciclosporina).
 
Apesar da disponibilidade desses medicamentos, uma taxa importante dos pacientes ainda continua em atividade da doença, sem resposta aos tratamentos instituídos de forma adequada. Existem 3 medicamentos indicados para tratamento do LES em situações especiais que não são ainda liberados pelos SUS, mas que já apresentam grande amparo para seu uso nos pacientes com LES, tendo em vista uma vasta publicação incluindo estudos considerados de alto nível de evidencia científica, como revisões sistemáticas, metanálises e ensaios clínicos.
 
Estas 3 drogas são: micofenolato de mofetila (ou micofenolato de sódio), belimumabe e rituximabe.
 
Considerando:
 
✅ Evidencias para uso do Micofenolato de mofetila no LES
✅ Evidencias para uso do Belimumabe no LES
✅ Evidencias para uso do Rituximabe no LES
 
Foi entregue também na SESA o Fluxograma de tratamento da Osteoporose – julho – 2020.
 
#SCR #SESA #GARCE #LES #OSTEOPOROSE #LINHADECUIDADOREUMATOLOGIA #PACIENTE #GRUPOGARCE #CEARÁ #LUPUS

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading...
%d blogueiros gostam disto: