Medicamento para artrite pode rejuvenescer o sangue, aponta estudo

Pesquisadores da Universidade de Columbia, em Nova York, concluíram que o remédio anakinra, usado para tratar artrite reumatoide, é eficiente para auxiliar no rejuvenescimento do sangue, conforme publicação da revista Nature Cell Biollogy de 17 de janeiro.  Para chegar aos resultados, os estudiosos direcionaram a atenção à uma parte específica da medula óssea denominada nicho estromal – local onde as células-tronco ficam alojadas.

À medida que a idade avança, o sistema hematopoiético, responsável pela produção das células sanguíneas, fica inflamado a ponto de se degradar, fazendo com que as células-tronco do sangue parem de funcionar corretamente. Durante a pesquisa, cientistas aplicaram o anti-inflamatório em camundongos mais velhos. Eles perceberam que o remédio foi capaz de bloquear a molécula inflamatória interleucina-1β, que danifica os mecanismos usados pelas células-tronco para se transformarem em células sanguíneas.

Segundo os pesquisadores, o anakinra foi capaz de restaurar as células-tronco do sangue a um estado mais novo e saudável. Esse efeito foi ainda mais notável quando o medicamento foi aplicado no início da vida dos camundongos.

De acordo com Carl Mitchell, bioquímico à frente do estudo, “esses resultados indicam que essas estratégias são promissoras para manter a produção de sangue saudável em idosos“. Os pesquisadores querem, agora, testar o fármaco em humanos e a expectativa é que o processo para iniciar os ensaios clínicos seja rápido, uma vez que o medicamento já é aprovado para uso.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/30203-medicamento-para-artrite-pode-rejuvenescer-o-sangue-aponta-estudo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *