O frio e as dores articulares

O inverno chegou e nesta época do ano mais fria é comum algumas pessoas sentirem o desconforto das dores, especialmente nas articulações.  Mesmo sendo conhecido desde a antiguidade, o tema é uma das grandes polêmicas da medicina e ainda não há consenso científico sobre como o clima pode afetar o organismo e provocar dores físicas. No entanto, o fato é que as pessoas continuam a sofrer todas as vezes que a temperatura cai. “O frio habitualmente piora as dores articulares ou as faz aparecer no decorrer das doenças reumáticas”, afirma Dr. Charlles Heldan de Moura Castro, médico reumatologista da ABRASSO – Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo.
As explicações variam desde fatores subjetivos e psicológicos, pois muitas pesquisas não conseguem resultados consistentes que comprovem a relação entre os fatos, até a pressão atmosférica que cai quando a temperatura esfria e permite o aumento da inflamação e, consequentemente, da dor. “O frio pode facilitar a precipitação de cristais dentro das articulações e dar início a processos inflamatórios como a gota e a condrocalcinose”, explica o reumatologista da ABRASSO.
Dicas para evitar dores
Saber a causa da dor é o primeiro passo para acabar com o sofrimento causado pelo frio. O diagnóstico ajudará a enfrentá-la da forma correta. Buscar auxílio médico é fundamental antes de tomar qualquer decisão ou atitude. “É importante valorizar a queixa de dor articular piorada pelo frio e procurar o especialista para esclarecer o diagnóstico. Quanto mais cedo iniciamos o tratamento, maiores as chances de sucesso”, diz Heldan.
Veja algumas dicas:
– Para minimizar a dor, uma das dicas é se agasalhar bem, especialmente as extremidades do corpo: pés, mãos, pescoço e cabeça.
– Outra forma é deixar a preguiça de lado, enfrentar o frio e praticar atividades físicas e alongamentos.
– Utilizar bolsas de água quente sobre os locais com dor é uma alternativa. O calor relaxa os músculos e alivia os sintomas de dores musculares e ósseas.
– Sessões de fisioterapia ou hidroterapia também podem ser indicadas.
– Tomar sol pode ajudar a evitar as dores. Isso ajuda o organismo a metabolizar o cálcio e contribui para a melhora da saúde óssea.
Sobre a ABRASSO
A ABRASSO – Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo, representa a união das três principais sociedades médicas dedicadas ao estudo da osteoporose e do osteometabolismo no Brasil: SBDENS (Sociedade Brasileira de Densitometria Clínica), SOBEMOM (Sociedade Brasileira para Estudo do Metabolismo Ósseo e Mineral) e a SOBRAO (Sociedade Brasileira de Osteoporose).
Criada em 2011, conta hoje com cerca de 1.500 associados de diversas especialidades médicas, além de outros profissionais da área da saúde que, juntos, têm a missão de difundir o conhecimento científico, estimular o ensino e a pesquisa e realizar ações preventivas da saúde junto ao público leigo.
Serviço:
Twitter: @ABRASSO
Facebook:@Abrassonacional
Site:www.abrasso.org.br

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading...
%d blogueiros gostam disto: