Pessoa Com Espondilite Tem Direito A Vagas Destinadas Para Pessoas Com Deficiência?

A Espondilite Anquilosante, hoje também conhecida como Espondiloartrite Axial, surge quase sempre na fase mais produtiva da vida, atingindo em cheio a capacidade de trabalho das pessoas. Medicações com efeitos colaterais, dores, cansaço e os aspectos emocionais que envolvem a doença muitas vezes comprometem a força laboral.

Diante de tantas dúvidas que recebemos sobre os direitos das pessoas com Espondilite Anquilosante, decidi separar e resumir a pergunta que mais aparece nos nossos canais oficiais: existe a possibilidade da pessoa com Espondilite pleitear vagas destinadas às pessoas com deficiência (PcD/PNE)?

Inclusive, separei um comentário feito por um participante da fanpage do grupo Espondilite Anquilosante Brasil que resume bem a dor de quem tem Espondilite Anquilosante e não consegue emprego, mas também não sabe se pode ocupar uma das vagas reservadas:

“Com a classificação de doença grave não conseguimos trabalhar no mercado formal, caso não omitir nossa condição.  Ao mesmo tempo, não conseguimos aposentadoria pois em alguns momentos poderíamos trabalhar em determinadas áreas. 

Como poderíamos nos encaixar nas vagas como PCD/PNE?”

Muitas vezes, a pessoa com espondilite vive um impasse com a limitação física imposta pela doença, mas está apta para trabalhar em determinadas funções. Afinal, todos nós precisamos sobreviver e a única forma é com o resultado do nosso trabalho.

No momento em que essa pessoa não consegue se inserir no mercado de trabalho em razão de suas limitações, mas também não pode recorrer ao INSS solicitando a sua aposentadoria por invalidez (aposentadoria por incapacidade permanente, como é chamada atualmente), o seu sustento familiar fica severamente comprometido e o seu emocional cada vez mais abalado.

Por isso, quero te contar que sim, é possível que você possa ter direito a critérios diferenciados de contratação que contemple as pessoas que possuem limitações, com um ambiente ajustado às suas condições de saúde como pessoa com deficiência / PcD.

Essas condições de trabalho pressupõe que o contratante:

  • forneça uma função adequada a limitação;
  • forneça turnos mais flexíveis;
  • forneça pausas entre as horas trabalhadas;
  • forneça tarefas que não exigem atividade física que possa agravar o quadro da doença;
  • forneça um ambiente adequado.

Mas atenção, para ter direito às vagas reservadas para pessoas com a condição de deficiência, é preciso comprovar as limitações vividas, ou seja, não basta ter uma doença, mesmo que grave, para ser considerado PcD.

Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/pessoa-com-espondilite-tem-direito-a-vagas-destinadas-para-pessoas-com-deficiencia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *