Psoríase não é contagiosa, mas doença ainda causa preconceito no Ceará

A psoríase é uma doença de pele bastante comum, caracterizada por lesões avermelhadas e que causa a descamação da pele. Apesar de não ser transmissível, muitas pessoas sofrem preconceito por apresentar a doença. A reportagem é da Rede Jangadeiro FM.
Apesar de ser uma crônica, não é contagiosa. Ela pode se apresentar de modo leve, moderado e grave, como explica o dermatologista, André Landim. “É uma enfermidade não transmissível, que não se sabe a causa ainda, mas tem controle. Ela é diferenciada ou classificada em grau leve, moderado e grave”.
“Infelizmente fazemos parte de uma sociedade ainda desinformada e preconceituosa”, é o que fala mãe ao perceber a discriminação por parte de outras pessoas com o seu filho em razão da doença. Ela diz ainda que já fez até campanha nas redes sociais para que as pessoas conheçam mais sobre a enfermidade e que sempre conversa com o filho para que ele aprenda a conviver com a psoríase.
“Isso, para mim, é o que mais me choca. O que dói é que as pessoas olham e perguntam, e ele fica muito sentido com isso, se machuca muito. Procuro ler e me informar mais sobre a doença e ajudá-lo a trabalhar a mente”.
Psoríase é uma doença que não tem cura, mas não é contagiosa e pode ser tratada. Em caso de aparecimento de lesões e descamação da pele, procure um dermatologista.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading...
%d blogueiros gostam disto: