Sobre Nós

 

Fundado em 21 de julho de 2003, presidido desde a sua fundação pela Sra. Marta Maria Serra Azevedo o GARCE é uma associação de caráter filantrópico, juridicamente constituído voltado ao voluntariado. Tem como missão levar a informação e promover o bem-estar humano a crianças, jovens, adultos e idosos portadores de Artrite Reumatoide e outras doenças Reumáticas e seus familiares, atuando por meio de parceria com instituições públicas e privadas e ou profissionais de saúde associados ao GARCE que realizam  atividades voltadas ao tratamento e à qualidade de vida dos portadores de doenças reumáticas, através de serviços que possibilitem o atendimento, reabilitação e a descobrirem opções de enfrentamento da doença através da informação, educação continuada e tratamentos multidisciplinares.

O GARCE juntamente com outras associações de pacientes, vem lutando por políticas públicas que garanta o acesso ao atendimento, acesso ao tratamento, acesso aos medicamentos tanto a nível estadual como Federal.

Conta com o apoio da Sociedade Cearense de Reumatologia.

Missão – Apoiar e estimular os pacientes reumáticos e familiares à adesão ao tratamento e a descobrirem opções de enfrentamento da doença contribuindo para a qualidade de vida dos portadores de doenças reumáticas.

Visão – Ser uma instituição do terceiro setor reconhecida pela liderança, excelência, inovação e impacto social, por meio de ações de proteção e inclusão social dos portadores de doenças reumáticas.

Valores da Organização: Acolhimento e valorização das pessoas, respeito, ética e transparência, honestidade, responsabilidade social, Excelência nos serviços oferecidos, crença no que fazemos, Fé.

 

REFERENCIA:

O GARCE é referência estadual, nacional e internacional como grupo de apoio voltado aos pacientes reumáticos e vem sendo convidado a representar o Brasil em congressos internacionais de associações de pacientes onde participam grupos de apoio do mundo inteiro. É membro da Alianza Latina America, Liga Panamericana de Associaciones de Reumatologia, participa ativamente da International Experience Exchange for Patient Organizations (Troca de experiências internacionais para organizações de pacientes), Presidente e Secretário são membros do Comitê de Ética e Pesquisa em seres humanos da Escola de Saúde Publica do Ceará – CEP/CONEP, membro do Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), somos parceiros oficiais da campanha da World Arthritis Day no Brasil, ligada a Liga Europeia em Reumatologia, sócio fundador da ANAPAR Associação Nacional de Grupos de Pacientes Reumáticos e membro da Biored Brasil. O GARCE contabiliza na capital e no interior do Ceará através do seu banco de dados, 6.435 associados, sendo: 94% do sexo feminino; 70% são idosos. Estima-se que a incidência é de 0,5% a 1,0% da população cearense é acometida de Artrite Reumatoide.

ATIVIDADES:

O GARCE proporciona diversos serviços na capital e interior que beneficiam os pacientes como: Palestras Informativas, Seminários, Workshops, Campanhas de Conscientização, Ação Social, Grupo de Psicoterapia e Arteterapia para crianças, jovens, adultos e idosos, Oficina de Artes e Aulas de Canto/Coral, Pilates. Através de Parcerias: Fisioterapia, Hidroterapia, Terapia Corporal, Pilates, Exame de Densitometria Óssea, Exames de Imagens, Exames de análises clínicas, Parceria para Atendimento com médico Reumatologistas com outras Especialidades, Acupuntura e Terapias Chinesas.

O trabalho do GARCE ao ser reconhecido pela população, pela Sociedade Cearense de Reumatologia, parceiros entre outros, nos mostrou que o momento é oportuno para cada vez mais ampliarmos a instituição e em 2013 levamos um braço do GARCE para a Região do Cariri – região do interior do Ceará composta por 44 municípios, onde levamos a informação, atendimentos através de parcerias, capacitações em Reumatologia para médicos da atenção básica da região, capacitação em Reumatologia para os Agentes Comunitários de saúde, campanhas de conscientização entre outras ações.

RECONHECIMENTOS: 

1- Em 2010 o GARCE recebeu o reconhecimento da Sociedade Cearense de Reumatologia pela valiosa colaboração para o engrandecimento da Reumatologia no Ceará.

2- O GARCE recebeu o reconhecimento internacional em 2016 por suas ações sociais, iniciativa da (WAD) Word Arthritis Day campanha ligada ao EULAR –  Liga Européia contra o Reumatismo que reuniu diversas histórias de várias partes do mundo sobre boas práticas que melhoram significativamente a qualidade de vida das pessoas com Artrite Reumatoide e o GARCE foi o vencedor por garantir o acesso à saúde dos pacientes de Artrite Reumatoide.

3- Recebeu o reconhecimento por três anos consecutivos, 2014, 2015 e 2016 como associação de pacientes TOP 10 da Alianza Latina Americana rede composta por mais de 100 associações membros que operam em 20 países (17 deles na América Latina), Estados Unidos, Espanha e Portugal. Com a missão promover a capacitação, profissionalização e cooperação entre organizações de apoio ao paciente para melhorar, de forma contínua, a qualidade de vida dos pacientes na América Latina.

4- Em 30 de outubro de 2017 o GARCE recebe o reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará em Sessão Solene pelos relevantes serviços prestados à população cearense voltados ao apoio, tratamentos e assistência aos pacientes reumáticos e familiares do estado do Ceará.

Loading...
%d blogueiros gostam disto: