UFC oferece de graça equipamentos de PVC para ajudar crianças com mobilidade reduzida

São cadeiras de banho e de alimentação, pranchas para manutenção de postura e assentos para carros. Devido ao material, os equipamentos são mais baratos e de fácil manuseio.

Simples e prático: essas são as características dos equipamentos de apoio feitos com canos de PVC para crianças com mobilidades reduzidas. São cadeiras de banho e de alimentação, pranchas para manutenção de postura e assentos para carros que auxiliam tarefas diárias.

Os suportes são feito por encomendas e variam de acordo com a necessidade dos pacientes acompanhados pelos Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), da Universidade Federal do Ceará (UFC). O fornecimento é gratuito.

O neto da aposentada Clotilde Vale, João Pedro, de 9 anos, por exemplo, sofre de paralisia cerebral e é acompanhado pelo Nutep desde os 3 meses de vida. Com os equipamentos apropriados para a sua limitação, realizar tarefas do dia a dia, como tomar banho ou se alimentar, tornaram-se mais fáceis.

“Se não tivesse essa cadeira de banho, eu ia banhá-lo em quê? Em uma cadeira de plástico, ele não tem controle”, afirma aposentada. Além de serem mais leves e de fácil manuseio, os equipamentos também têm um custo de produção 50% mais barato do que os feitos de madeira e com preços bem mais acessíveis do que os disponíveis no mercado.

A fisioterapeuta da Nutep, Ana Tereza Passos, explica que os suportes feitos de PVC auxiliam na melhora da postura, fortalecimentos dos ossos e no controle do tronco e da cabeça. “Também diminui a sialorreia, melhora o padrão respiratório e o funcionamento do intestino. Só tem vantagens”, ressalta Ana Tereza.

Fonte: http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/saude/ufc-oferece-de-graca-equipamentos-de-pvc-para-ajudar-criancas-com-mobilidade-reduzida/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading...
%d blogueiros gostam disto: