Você sabia que os portadores de doenças reumáticas, especialmente de artrite reumatoide, espondilite, lúpus e vasculites, devem manter o seu calendário vacinal em dia, pois o seu risco de infecções é muito maior do que nas pessoas saudáveis?

As vacinas são capazes de oferecer proteção contra algumas infecções. Elas são feitas a partir de um microrganismo (vírus ou bactéria) vivo ou morto, e na próxima vez que você tiver contato com ele, seu sistema imunológico já saberá o que fazer para combatê-lo. Vacinas feitas a partir de microrganismos mortos são chamadas vacinas inativadas.

As vacinas inativadas são seguras e eficazes nos pacientes reumáticos, entretanto as vacinas com componentes vivos são proibidas em algumas situações, dentre elas o uso de prednisona em doses maiores do que 20mg e de agentes biológicos. É muito importante salientar que você NUNCA deve tomar vacinas por conta, e deve sempre conversar com o seu médico sobre quais você pode ou não pode tomar.

Qual o melhor momento para a vacinação?

O melhor momento para vacinar é duas a quatro semanas antes de começar o tratamento. Se não for possível esperar para começar o tratamento, as vacinas inativadas podem ser administradas com segurança posteriormente. O que muda é que seu efeito será menor. Se você estiver em tratamento imunossupressor e precisar receber uma vacina viva, o seu tratamento deve ser descontinuado temporariamente. Esse tempo varia de 25 dias até 6 meses, conforme a medicação.

Só eu devo me vacinar?

Não. A vacinação das pessoas que convivem com você também ajuda a reduzir o risco de infecções. As principais vacinas permitidas para eles são: influenza, dTpa, tríplice viral e febre amarela. Eles NÃO poderão tomar a vacinal oral da poliomielite, pois existe um risco de transmitir a doença. Quanto a vacina da varicela e do herpes zoster, caso apresentem uma lesão de pele depois da vacina, eles devem se afastar de você até que o sintoma desapareça.

Quais vacinas eu posso tomar?

Leve seu calendário para o seu reumatologista, para que ele veja quais você já tomou, quais você pode tomar e quais não pode.

Fonte: Reumatocare
#vacina #reumatoceara

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading...
%d blogueiros gostam disto: